Patologias e Tratamentos

Como podemos lhe ajudar

Na Clínica Pró-Movimento trabalhamos com diversas técnicas e tratamentos, sempre de acordo com a necessidade individual de cada paciente. Buscamos sempre tratamentos e técnicas que ajudem a tratar não somente os sintomas do paciente mas a sua saúde como um todo, gerando mais bem estar.

Osteoporose

O corpo humano trabalha constantemente absorvendo e substituindo o tecido ósseo, mas para quem tem osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior, reduzindo a massa óssea e enfraquecendo os ossos.

O tratamento inclui medicamentos, dieta saudável e exercício de levantamento de peso para ajudar a prevenir a perda óssea ou fortalecer os ossos já fracos.

Fibromialgia

A fibromialgia é caracterizada por uma dor muscular generalizada e sensibilidade e normalmente costuma ser acompanhada por fadiga e alterações no sono, na memória e no humor.

Normalmente os tratamentos mais indicados são medicamentos, psicoterapia e redução do estresse para ajudar no controle dos sintomas.

Dor pós-laminectomia

A dor pós-laminectomia pode surgir em pacientes após tratamentos cirúrgicos na coluna vertebral, e pode ser causada por diversos fatores.

Pubalgia

A pubalgia é uma inflamação da articulação sínfise púbica, causando dor e até mesmo dificuldades nos movimentos.

Seu tratamento inclui medicamentos e exercícios físicos para ajudar no fortalecimento e equilíbrio muscular da região.

Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.

Algumas hérnias de disco não causam sintomas, mas outras podem irritar os nervos próximos, causando dor, dormência ou fraqueza em um braço ou uma perna.

Quando necessário, o tratamento pode incluir medicamentos, fisioterapia e até mesmo cirurgia.

Escoliose

A escoliose é caracterizada por uma curvatura lateral da coluna vertebral e ocorre mais frequentemente durante o pico de crescimento, um pouco antes da puberdade.

A maioria dos casos é leve, com poucos sintomas, mas a escoliose grave pode ser dolorosa e incapacitante. Normalmente não é preciso fazer nenhum tipo de tratamento, mas em casos mais graves a cirurgia e uso de coletes podem ser necessários.

Dor lombar crônica

A lombalgia é o nome técnico dado para as dores na região lombar, que é uma estrutura complexa, formada por vértebras, músculos, tendões, discos intervertebrais, articulações, ligamentos, vasos sanguíneos e nervos.

Algumas das causas comuns são o desgaste excessivo, como na prática de exercícios ou no levantamento de peso em excesso, a permanência na posição sentada ou deitada por períodos prolongados, dormir em uma posição desconfortável ou o uso de uma mochila mal ajustada.

Traumas

Traumas na coluna podem provocar fraturas de vértebra, resultando em lesões na medula espinhal. Quanto mais alta for a lesão, mais graves os danos para o paciente.

Um trauma na coluna pode provocar a fratura de uma vértebra e, consequentemente, lesões na medula espinhal. Quanto mais alta for a lesão, danos mais graves trará para o indivíduo, podendo causar até mesmo paralisia ou parada respiratória instantânea.

Cifoses

A cifose é popularmente chamada como concurdez, definida como um aumento anormal da convexidade posterior da coluna vertebral, causada normalmente por má postura e o condicionamento físico insuficiente.

A cifose grave pode causar dor e ser desfigurante. O tratamento pode incluir medicamentos para a dor, fisioterapia e, às vezes, cirurgia.

Espondilolisteses

A espondilolistese é um distúrbio da coluna em que um osso (vértebra) desliza para frente sobre o osso abaixo dele.

Alguns dos fatores de risco de espondilolistese incluem: esportes que exercem pressão sobre os ossos na parte inferior das costas, como ginástica e futebol, mas a genética também pode aumentar o risco de algumas pessoas.

Se a vértebra esticar demais, pode pressionar os nervos e causar dor intensa nas costas ou aglomeração de nervos que produz dor nas pernas ou dormência.

O tratamento inicial pode incluir repouso e medicação, e em casos graves a espondilolistese pode exigir cirurgia.

Espondilodiscartrose

A Espondilodiscartrose é uma doença degenerativa decorrente do envelhecimento normal das articulações afetando principalmente o corpo vertebral da coluna dorso-lombar, podendo aparecer em porções específicas ou em toda a coluna.

Epiduroscopia

A epiduroscopia foi criada e desenvolvida nos Estados Unidos há mais de 18 anos. A equipe do ortopedista Dr. Maurício Marteleto pratica a técnica desde 2002, tendo uma das maiores casuísticas do mundo com experiência de mais de 2000 casos operados.

Cirurgia aberta para escolioses

A cirurgia convencional para a escoliose é feita através de implantes metálicos inseridos nas vértebras, que auxiliam na redução da deformidade e da gibosidade dorsal. Com a cirurgia o paciente tem a redução da curvatura, previne problemas neurológicos, bloqueia a progressão da deformidade e consequentemente tem mais qualidade de vida.

Cirurgia endoscópica da coluna

A cirurgia endoscópica da coluna é um procedimento minimamente invasivo para o tratamento de diversas patologias da coluna. Os principais benefícios são a rápida recuperação do paciente e a diminuição expressiva dos efeitos colaterais do pós-operatório.

Artrodese minimamente invasiva

A Artrodese de coluna é um procedimento cirúrgico para tratar diversas patologias, como espondilolisteses, estenoses espinhais graves e até hérnias de disco recorrentes.

O procedimento busca estabilizar a região afetada e promover sua reconstrução, por meio da fusão de segmentos da coluna e inserção de enxerto. Este procedimento apresenta diversas vantagens em relação à artrodese convencional, como, por exemplo, menor sangramento, menos dor e rápida recuperação.

Técnica intradiscal - infiltrações pele radiculares

As infiltrações na coluna podem trazer alívio das dores e até melhorar a movimentação da coluna de forma definitiva ou temporária. O procedimento também pode ajudar o médico a identificar a causa da dor. Dessa forma, cirurgias mais complexas também podem ser evitadas, causando menos efeitos colaterais futuros para o paciente.

Ozonioterapia

A ozonioterapia é um tratamento complementar indicado para diversas doenças crônicas inclusive para hérnia de disco. Ela visa aumentar a quantidade de oxigênio no corpo introduzindo ozônio em pontos específicos, diminuindo dores e controlando o sistema imunológico do paciente.

Radiofrequência

A radiofrequência é um tratamento com tecnologia monopolar e bipolar, que tem como objetivo aumentar a temperatura do tecido, a fim de alcançar cerca de 40º C a 90º C, desidratando a terminação nervosa que causa a dor, desencadeando assim uma sequência de reações fisiológicas que visam melhorar a situação do paciente.

Terapia de infusão

Oferecemos o tratamento com soluções de infusão intravenosas, com o objetivo de capacitar a recuperação do paciente, contribuindo para a sua cura. Existem diferentes tipos de infusões, dependendo da patologia do paciente, podendo ajudar até mesmo em infecções causadas por bactérias e fungos.

Nossos consultórios Estrutura completa para o seu atendimento

Unidade Morumbi

unidade Morumbi

Rua Jandiatuba, 506 - Cj 201 A

Veja como chegar

Agende uma consulta e descubra o que podemos fazer pelo seu bem estar.

Solicitação de agendamento enviada com sucesso.

Em breve, a equipe da Clínica Pró-Movimento entrará em contato para confirmar o agendamento. O preenchimento dos dados sugeridos não garante a efetivação da data solicitada.